terça-feira, 15 de abril de 2014

Curso de Fotografia Digital-07 reposição

olhar estético enquadramento



Composição
• Compor é organizar harmoniosamente ou não um espaço. O visor da máquina fotográfica é o espaço em que iremos organizar os objetos visíveis para que possamos dar sentidos fotográficos às nossas idéias e tornar fotografia às coisas que nos rodeiam.

 • Para se obter uma boa composição fotográfica é necessário inicialmente tomarmos determinadas atitudes, quanto ao tema a ser fotografado e também quanto as colocações dos objetos/figuras.

 • Inicialmente o visor nada mais é que um espaço a ser preenchido.
Algumas regras são utilizadas para balizar a nossa visão, entre elas a regra dos terços, 1/3. Também conhecida como segmento áureo ou ponto de ouro. Basicamente consiste na utilização de um retângulo dividido em três partes, quer na horizontal e na vertical. o encontro de suas linhas determina áreas de equilíbrio espacial.

• Visualizando o ponto






• Para se obter uma composição em harmonia e priorizar o espaço, é importante a colocação do ponto/objeto nos locais de equilíbrio,  nos pontos de ouro. Assim podemos considerar que temos um espaço com um ponto.

 • Ao centralizar o ponto, toda a atenção do olhar estará sendo atraída pelo ponto, tornando-o elemento prioritário. Assim sendo, conceitualmente  podemos considerar, que não mais teremos um espaço com um ponto e sim um ponto no espaço.

 • Como inicialmente podemos trabalhar com pontos, independentemente de sua forma ou tamanho, também a sintaxe da linguagem do olhar, nos possibilita outras organizações, com formas, linhas, cores, texturas, etc...Etc...Etc.
 • Podemos compor com pontos e linhas, de tamanhos diversos e cores das mais variadas, e  assim mesmo  obter um  resultado  bem  harmonioso.

 As formas, linhas e cores, nada mais são do que a síntese geométrica de um objeto, de uma figura, ou de uma paisagem fotográfica.



• Quando entendemos a organização espacial, podemos com mais facilidade  trabalhar melhor os nossos enquadramentos, quase sempre em sintonia com o assunto ou tema escolhido para a  nossa  fotografia.
 • Se, por exemplo, o nosso tema for paisagem é importante saber compor com os seus elementos: linha do horizonte, montanhas, casas, lagos, árvores, pessoas...Etc...Etc...Etc.
Quando o assunto for mais seletivo, por exemplo: figura humana, é bom tomar como principio um enquadramento mais centralizado, dando ênfase  ao  assunto.
 • Gostaríamos  de  salientar, que este método, é apenas um caminho inicial para o exercício do estudo da composição, com a prática do olhar e o desenvolvimento da sensibilidade para as formas luminosas,   vamos lentamente criando a nossa própria maneira de organizar os nossos objetos fotográficos.
 • Não vamos ser rígidos demais, mas é preciso um  método quando queremos iniciar uma aprendizagem.





Forma e Movimento
Quando os olhos defrontam-se com formas em posições diferentes, percorrem todo um espaço para chegar a forma/objeto escolhida como prioritário.



olhar estético enquadramento equilíbrio
• Outros elementos também colaboram na constituição de uma fotografia, tais como: equilíbrio, textura, cor e perspectiva.
• O equilíbrio é a relação que as formas tem com o espaço e entre si. Toda forma contém massa física/visual, peso, devido a sua estrutura e conteúdo, sua textura...Cor...Etc.
• A ordem organizacional das formas pode obedecer dois princípios: o simétrico e assimétrico. Simétrico quando o espaço é dividido por um eixo central e composto com elementos similares, já o assimétrico libera para uma estrutura mais livre, com objetos de forma e natureza diversa.


É importante na construção de um olhar fotográfico, desenvolver temas específicos, centralizando assim a atenção para os objetos-imagens relacionados, proporcionando um exercício mais instigante do olhar com seus valores construtivos.
Mas isso é assunto para o próximo encontro.

Boas fotos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar é participar de alguma maneira das idéias expostas. Comente com responsabilidade, obrigado.